Procedimento para Realização de Troca de Mercadorias nos Sistema Plus, One Gestão Desktop e Mult Loja

Procedimento para Realização de Troca de Mercadorias nos Sistema Plus, One Gestão Desktop e Mult Loja

Resumo do que será ensinado


Este guia ensina passo a passo como realizar vendas com troca de mercadoria no Sistema Plus e Mult Loja, desde a inserção dos dados até a emissão das notas fiscais corretas, visando que qualquer usuário, mesmo sem experiência, consiga efetuar o procedimento de maneira correta

Segue um Vídeo explicativo do processo

Detalhamento do uso correto
Com este guia, você deve ser capaz de realizar vendas com troca de mercadoria no Sistema Plus e Mult Loja. Siga cada passo cuidadosamente e aproveite as funcionalidades do sistema!

Segue o detalhamento de como realizar a venda com troca de mercadoria

  1. Acesse o programa Caixa localizado na área de trabalho.

    • O ícone costuma estar disponível na área de trabalho do computador.

    • Verifique se está logado no usuário correto antes de prosseguir.

  2. Clique em Vendas.

    • Navegue pelo menu principal até encontrar a opção “Vendas”.

  3. Clique em Efetuar Vendas.

    • Abre a tela para inserção dos itens vendidos.

  4. Digite o código do item a ser vendido ou pesquise pelo nome.

    • Campos: código do produto ou nome do item.

    • Certifique-se de inserir corretamente a quantidade solicitada.

  5. Informe o CPF do cliente ao sistema.

    • Será solicitado automaticamente.

    • O cliente deve estar previamente cadastrado. Em caso de dúvidas sobre como cadastrar, Clique Aqui.

    • Depois de inserir o CPF, pressione “Enter” ou clique em Confirmar.

  6. Clique em Troca no canto superior direito da tela.

    • Essa ação habilita o módulo de troca na venda.

  7. Na tela “Troca de Mercadoria”, digite o código ou o nome do produto a ser devolvido pelo cliente.

    • Permite alterar quantidade e/ou preço, se necessário.

    • Clique em Confirmar para registrar.

    • Nota: O preço total da venda nunca pode ser negativo. A Sefaz rejeita notas com valor abaixo de R$ 0,00!

  8. Caso o cliente leve outros itens, adicione normalmente à venda.

    • O produto devolvido fica destacado em verde.

  9. Para finalizar a venda com troca, clique em Pagar ou pressione F3.

    • Verifique os valores finais atentamente.

  10. Informe o plano de pagamento utilizado pelo cliente.

    • Caso a diferença seja R$ 0,00, selecione “À Vista - Dinheiro”.

    • Opções de pagamento podem ser diversas conforme configuração do sistema.

  11. Clique em Finalizar Pagamento ou pressione F2.

    • Confirmação final da operação financeira.

  12. Mensagem de emissão da nota de devolução será exibida.

    • Clique em OK para prosseguir.

  13. Na tela de emissão da NF-e de Troca/Devolução, marque todos os itens clicando em Marcar Todos.

  14. Na área “Situação Tributária”, selecione a opção apropriada para troca (geralmente CFOP 1202).

    • Se não estiver disponível, contate o suporte imediatamente.

  15. Clique em Atualizar e depois em NF-e para emissão da nota de troca.

  16. Aguarde o processo de emissão e selecione se deseja imprimir a DANFE ou salvar como PDF.

    • Escolha a impressora padrão de folha A4.

    • Caso possua apenas impressora de cupons, salve a NF-e em PDF.

  17. Após a emissão, o sistema imprimirá o cupom (DANFC-e).

Informações Importantes

  • Sempre garanta que o cliente esteja cadastrado antes de iniciar a venda com troca.

  • O valor das notas não pode ser negativo. Caso isso ocorra, refaça o procedimento.

  • Produtos vendidos aparecem no cupom (NFC-e) e devolvidos na nota grande (NF-e).

  • Para impressão da NF-e, use impressora padrão de folha A4. Caso não tenha, salve o documento em PDF.

  • Dúvidas sobre “Situação Tributária” ou CFOP, consulte o setor fiscal/suporte.

  • Acompanhe o vídeo explicativo para reforçar o aprendizado prático.


Dicas de uso

  • Lembre-se: Seguir todos os passos garante a correta emissão das notas e atendimento à legislação fiscal.

  • Salve arquivos em PDF caso não disponha de impressora apropriada.

  • Use o tutorial em vídeo para consultar visualmente qualquer etapa.

Benefícios

  • Redução de erros fiscais e retrabalhos.

  • Agilidade no atendimento ao cliente.

  • Registros completos e padronizados no sistema.

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